Você costuma ler? Se sim, já leu o livro Pai Rico, Pai Pobre de Robert Kiyosaki?
Não costuma ler? Tem um audiobook aqui!
Mas por que eu estou perguntando sobre isso? O motivo é simples, este livro ensina de uma forma muito simples sobre educação financeira e educação com os negócios. Aqui na empresa foi um marco na metodologia de pensamento e de trabalho, principalmente quando nos demos conta que estávamos na Corrida dos Ratos*¹.
E estamos falando disso porque, a corrida dos ratos e a batalha dos preços tem uma correlação muito grande.
Vemos hoje em dia, uma grande batalha travada nos preços dos mesmos itens, e isso acaba gerando frases, pensamentos ou expressões mais ou menos assim…
Existem vários fatores que influenciam no preço final de uma peça, não sabemos o custo que a pessoa do outro lado tem, por isso não temos como avaliar se ela está fazendo certo ou não(e o certo dela, pode ser errado para nós), mas fato é, o cliente pesquisa, e tende a ir para o mais barato, nós mesmos quando pesquisamos, levamos o preço em bastante consideração.
Fato é, o cliente é o cientista que analisa esta corrida.
No segmento de Corte/Usinagem CNC, muito da queda dos preços está no compartilhamento de vetores na internet. E não, não é errado usar esses “Vetores”(Nem sempre dá certo, e o barato tende a sair caro) que tem de graça na internet*³, porém, você estará fazendo mais do mesmo e concorrendo com vários outros fabricantes no país, concorrendo com vendedores de MercadoLivre, Shoope e outros MarketPlaces, e dessa forma, concorrendo somente com o preço! E neste momento você está preso dentro da corrida dos ratos, vivendo uma espiral que tende cada vez mais a apertar o financeiro da sua empresa, ou seja, o seu financeiro.
Claro que você pode pegar algo que já está excessivamente presente/trabalhado no mercado e utilizar materiais ou versões diferentes, fazendo você se diferenciar um pouco dos demais, mas ainda assim, estará concorrendo basicamente com o preço.
Não estou dizendo para que você não tenha esse tipo de item no seu portfólio de venda, bem pelo contrário, tenha! Mas não dependa deles, não dependa do “alguém tem esse?”.
Crie, inove, faça diferente fuja da Corrida dos Ratos!
Mas vão acabar copiando o que eu faço!
Sim! Infelizmente isso vai acontecer, sabemos que é praticamente impossível evitar as cópias uma vez que as vendemos via internet.
E qual a solução?
INOVAR!
Por isso é tão importante criar ou ter parceiros que criem para você, dessa forma, você vai renovando constantemente o seu portfólio, ficando sempre à frente da concorrência e fora da corrida dos ratos.
Você já fez os cálculos de quanto custa ter um setor de criação internamente? E quanto esse setor iria render para a empresa? E sempre bom avaliar o custo beneficio, porem, uma coisa é certa, sendo um funcionário ou um parceiros, é vital ter um setor de criação!
Falando em parceiros, hoje somos o Criativo(Setor de Criação) de empresas em 6 países diferentes, e podemos ajudar você e a sua empresa nesta questão! Além dos Vetores presentes em nosso site(em média, 20 novas publicações por semana), trabalhamos também com Vetores SobMedida com a possibilidade de exclusividade.
*¹ – Corrida dos ratos é um termo usado para um exercício sem fim, autodestrutivo ou inútil. Evoca a imagem dos esforços inúteis de um rato de laboratório tentando escapar correndo em uma roda ou em volta de um labirinto. Em uma analogia com a cidade moderna, muitos ratos em um mesmo labirinto despendem um esforço intenso correndo aleatoriamente, para ao fim não atingirem nenhum objetivo coletivo ou individual. O termo foi popularizado com o livro Pai Rico, Pai Pobre.
*³ – Não existe almoço grátis, alguém projetou, dedicou tempo e possivelmente material para chegar no formato certo, alguém teve acesso a esse trabalho e “vazou” esse projeto na internet.