Testando encaixes

Por mais que confiemos na empresa/profissional que está nos fornecendo, sempre que compramos um vetor precisamos verificar se os encaixes estão de acordo com o anunciado/combinado, aliás, isso é aconselhável fazer em qualquer vetor que não tenha sido projetado por você, dessa forma, você evita o desperdício de material e ganha agilidade poupando tempo.

Uma série de fatores podem gerar erros de encaixes/medidas.
– Erro de digitação na hora de especificar a espessura do material.
– Erro de escala ao exportar um arquivo de um software para outro.*
– Erro de escala ao rotacionar uma peça, para adequar em sua mesa de trabalho, dentre outros.
 
Se for um vetor comprado conosco, verifique na página do produto, a espessura do material, logo após, faça um quadrado em um dos encaixes, se a medida bater com o anunciado, o vetor abriu corretamente e você pode efetuar o corte, isso por que, nossos vetores são testados digitalmente em softwares de engenharia/arquitetura, mitigando assim, erros de encaixes.
 
Caso o vetor tenha vindo de outra fonte, faça o mesmo teste com o quadrado, verificando se ele está na espessura desejada, caso esteja, posicione as peças em seus devidos encaixes, para verificar se os encaixes se “conversam”. Isso funcionará para peças menos complexas. Já para peças com um maior grau de complexidade, orientamos utilizar um software de engenharia/arquitetura para fazer os testes.

Ahhh, mas é trabalhoso e demorado testar os encaixes em um programa 3D

Sim, sabemos disso, fazemos isso todos os dias, testando e re-testando tudo o que criamos ou aplicamos engenharia reversa, mas ainda é a melhor forma de não desperdiçar tempo e dinheiro, cortando algo errado. 
 
*Os arquivos mais aceitos entre os softwares vetoriais e CAM, é o DXF, e também é o tipo de arquivo que mais apresenta problemas. Para ter uma maior compatibilidade, o DXF acaba não interpretando algumas coisas como deveria, como por exemplo as linhas orgânicas (linhas curvas), transformando estas em varias pequenas linhas retas para fazer o ângulo desejado. Não esta errado, mas pode gerar um serrilhado na peça. Outra situação muito corriqueira é a perda da unidade de medida quando exportados de softwares vetoriais(Corel, Illustrator, Inkspace)  e aberto em softwares CAM (ArtCam, Aspire, Fusion360), normalmente fazendo o vetor abrir com uma fração do tamanho devido.
 
Obs.: Muito do que rola na internet tem pequenos erros, teste antes de sair cortando/usinando, o desperdício de material vai achatar a sua margem e colocar em risco o seu negócio.

Conseguimos ajudar nesta jornada? 
Se restou alguma duvida, você pode nos chamar no WhatsApp de Suporte Técnico. 

Os gaúchos precisam de ajuda, junte-se a nós e faça a diferença!