Vamos falar sobre produtos e concorrência.
Muitas vezes acabamos competindo somente no preço da mesma peça, o que é desgastante e muitas vezes pode ser injusto dependendo do tamanho do seu negócio.
Acabamos vendo hoje em dia, uma grande batalha travada nos valores cobrados do mesmo item, o que acaba gerando questionamentos de como aquele concorrente consegue vender naquele preço, sendo que o valor praticado não pagaria nem o material que você utilizaria.
Sim, essa percepção de valor faz sentido para a sua realidade! No entanto, é importante lembrar que diversos fatores influenciam o custo final de uma peça. Não temos como saber a estrutura de custo do concorrente, o que torna difícil julgar a precificação dele. O fato é que o cliente pesquisa e, em geral, prioriza o menor preço, algo que nós mesmos consideramos ao comprar.
Quando você comprou a sua maquina, você “ganhou” vários arquivos junto? Já pensou que esses arquivos são enviados junto com todas as maquinas? E que praticamente todas as fornecedoras de equipamentos fazem o mesmo? Além disso você já se deparou com uma vasta oferta de arquivos prontos, certo? Aqueles encontrados em grupos de compartilhamento, os pacotes com milhares de arquivos nos marketplaces ou mesmo as chamadas “compras coletivas”.
A questão é que depender exclusivamente desses arquivos muitas vezes significa fazer mais do mesmo. Isso leva à competição direta por preço com inúmeros outros fabricantes (de todos os portes) que atuam em plataformas como MercadoLivre, Shopee e outros marketplaces.
“Mas eu não vendo na internet”
Ok, entendo, mas seu cliente pesquisa lá!
E essa padronização força uma concorrência baseada apenas no valor final, criando uma espiral que tende a apertar cada vez mais a sua margem, seu caixa!
Já parou para pensar em como se destacar neste mar de concorrência?
A resposta está em criar, inovar e fazer diferente! Fuja da mesmice. Sabemos que a preocupação com cópias é real – uma vez que um produto está online, replicar se torna fácil, e isso faz parte do jogo.
Por isso, a solução é não parar de inovar. É fundamental desenvolver ou contar com parceiros que criem constantemente para você. Dessa forma, seu portfólio estará sempre renovado, garantindo que você se mantenha à frente no mercado.
[Inserção da imagem com a comunicação, dizendo “Criamos entre 12 e 20 novos vetores por semana!” e com o link para https://vetorearte.com.br/inovar-e-preciso]Explore a diferença que a inovação contínua pode fazer para o seu negócio.
Valeria Nunes
Administração e Estratégia | Vetor e Arte
WhatsApp +5551985926726
